top of page

ORGANIZAÇÃO

 

O Grupo de Estudos do Lazer (GEL) foi criado em 2000, no Centro Universitário de Maringá, sendo transferido em 2003 para a Universidade Estadual de Maringá. O grupo é multidisciplinar e está cadastrado no CNPq, contando principalmente com alunos de mestrado e graduação.

Conheça os integrantes e pesquisadores em nossa rede de relações on-line:

 

Como são desenvolvidos trabalhos na tríade ensino-pesquisa-extensão, é possível acessar projetos e atividades do grupo pelo blog, orkut ou via e-mail (geldedefuem@gmail.com). Faça contato. Teremos prazer em trocar informações!

 

O GEL possui quatro linhas principais de pesquisa: Atuação e formação profissional no campo do lazer; Práticas corporais de aventura no lazer; Corpo, Lúdico e Multiculturalismo; e Práticas desviantes de lazer

 

  • Linha 01: Atuação e formação profissional no campo do lazer

Inicialmente suas pesquisas se dedicam principalmente à Formação e Atuação profissional no lazer. Para tanto realiza sistematização dos conhecimentos advindos da práxis, nos diferentes nichos de atuação, na perspectiva de uma Teoria da recreação. Desenvolve, no Laboratório do Lúdico, a produção de tecnologias para atuação profissional na recreação e educação para o lazer. Também realiza diagnóstico e análise crítica de políticas e estratégias de formação profissional para o campo do lazer e sua relação com a sociedade e o mercado de trabalho. Nessa linha está sendo realizado um levantamento em todo o estado do Paraná sobre a realidade do esporte e lazer indígenas (Guarani, Kaingang e Xetá). A pesquisa é financiada pelo CNPq (Edital Universal) e pelo Ministério do Esporte (Rede CEDES).

 

  • Linha 03: Corpo, Lúdico e Multiculturalismo.

  • Linha 02: Práticas Corporais de Aventura no Lazer

Trabalha com a compreensão dos significados atribuídos às práticas de lazer que envolvem risco, especialmente no ambiente natural, estabelecendo interface com as seguintes dimensões: saúde, trabalho, educação, cultura, meio ambiente, classes sociais, gênero. Uma forma de perceber a interação entre as duas linhas de pesquisa é o projeto de extensão em iniciação ao skate e à escalada, na linha da pesquisa-ação. Essa iniciativa é desenvolvida em parceria com o projeto SER Atleta e a Coordenadoria de Desportos e Recreação (CDR/UEM).

 

 

  • Linha 04: Práticas desviantes de lazer; 

bottom of page